Reestabelecer as condições mais próximas da vegetação primária é o que nos move.
BIOENGENHARIA DE SOLOS
Como especialistas em bioengenharia de solos, oferecemos serviços que viabilizam a recuperação de áreas degradadas e, em última instância, a restauração do ecossistema local. Para tanto, utilizamo-nos de técnicas como a hidrossemeadura, a semeadura manual, a aplicação de biomantas e gramas em placa.
HIDROSSEMEADURA
Trata-se de uma técnica de plantio na qual uma solução composta por um mix de sementes, mulch, adesivos e outros aditivos é jateada sobre o solo. Especificamente, essa solução permite a aderência necessária à fixação das sementes até a germinação.
Em linhas gerais, a hidrossemeadura é indicada para a recuperação e revestimento vegetal, a contenção de taludes e para o controle de erosão.
SEMEADURA MANUAL
Técnica na qual espalha-se sobre o terreno uma mistura de sementes de gramíneas e leguminosas, de forma homogênea. É muito utilizada em terrenos nos quais o acesso por veículo de hidrossemeadura é dificultado.
BIOMANTAS
É uma técnica significativamente eficiente quando associada à hidrossemeadura ou semeadura manual. As biomantas são compostas por materiais biodegradáveis, os quais no processo de decomposição auxiliam na nutrição do solo.
Além disso, favorecem a retenção de sementes, a conservação da umidade e a proteção do solo contra o impacto das chuvas e de aves locais, agindo assim em prol do desenvolvimento das sementes semeadas.
PLANTIO DE GRAMA EM PLACAS
Assim como os demais métodos, o plantio de gramas em placa serve ao propósito de mitigação do processo erosivo. A cobertura vegetal formada propicia a redução da infiltração da água, bem como a trama formada por suas raízes acaba por reter o solo, evitando deslizamentos.